[Diário Mágico]: Minha Visão Política é Thelêmica
- Fernando Liguori
- 19 de mar.
- 2 min de leitura

29 DE JANEIRO DE 2025 E.V. – minha visão política é thelêmica
Faz o que tu queres há de ser tudo da Lei.
Hoje recebi uma mensagem de Victor Vieira me indagando sobre minha posição e discurso político. Eu disse a ele que minha visão política é thelêmica e que a visão política de Thelema é aristocrática. Eu teci comentários extensos sobre esse tema em O Olho de Hoor Vol I, No. 3. Na escrita de A Lança & o Graal, fiz uma nota também sobre o tema, que vou compartilhar aqui:
Em O Olho de Hoor, Vol. I, No. 3 eu cito que a visão política de Crowley é aristocrática. Ele mesmo se coloca como um aristocrata da liberdade em seus comentários sobre O Livro da Lei (II:25), o que concorda Hugh B. Urban, que diz: «Apesar de sua afirmação de que «todo homem e toda mulher é uma estrela», a ordem social ideal de Crowley estava longe de ser igualitária e, na verdade, era bastante elitista. Rejeitando os princípios da democracia e da igualdade como restos efeminados do cristianismo, ele afirmava o poder dos fortes sobre os fracos, dos poucos aristocratas sobre as massas servis e entediantes. Como escreveu em 1937 em seu ensaio «Scientific Solution to the Problem of Government» [Solução Científica para o Problema do Governo], o verdadeiro governante não tem utilidade para absurdos como liberté, egalité, fraternité, a ideia de que todos os homens são iguais ou que a mulher é igual ao homem.» Magia Sexualis: Sex, Magic, and Liberation in Modern Western Esotericism. University of California Press, 2006, pp. 117. E em O Livro das Mentiras (Weiser, 1952, pp. 100 e 172) Crowley diz: «O governante afirma os fatos como eles são; o escravo, portanto, não tem outra opção senão negá-los apaixonadamente, a fim de expressar seu descontentamento [...]. O Mestre ([...] o Magus) não se preocupa com os fatos [...], ele usa a verdade e a falsidade indiscriminadamente para servir aos seus propósitos. Os escravos o consideram imoral e pregam contra ele no Hyde Park. [...] A única solução para o Problema Social é a criação de uma classe com o verdadeiro sentimento patriarcal.» Sobre a visão thelêmico-política de Crowley veja Fernando Liguori. O Olho de Hoor, Vol. I, No. 3. Clube de Autores, 2018. Veja também Marco Pasi. Aleister Crowley and the Temptation of Politics. Acumen Publishing, 2013. E o ensaio de Frater IAO131. The Politics of Thelema. Em Fresh Fever from the Skyes: The Collected Writings of IAO131. Publicação privada do autor, 2014, pp. 174-81.
Muitos me chamam de bolsonarista, outros de extrema direita. Nada é tão idiota! Eu não voto desde 2002 e.v. Eu não tenho título de eleitor. Veja o artigo Um Repúdio a Monolatria.
Amor é a lei, amor sob vontade.
Frater AHA-ON777
Comentarios