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O OLHO DE HOOR

O Olho de Hoor é um Jornal de Pesquisas Thelêmicas publicado pelo Outer College Brasil.

O Outer College Brasil trabalha com as seguintes abordagens:

 

1. Ensinamos homens e mulheres a operar distintamente na Árvore da Vida, no curso dos Graus da A∴A∴.

 

2. Para que a cultura thelêmica possa ser abordada em sua totalidade, ensinamos que os Arcanos de Iniciação da A∴A∴ e O.T.O. devem ser praticados de maneira harmônica dentro de uma estrutura solitária ou familiar. Portanto, em nossas instruções cruzamos livremente o Sistema de Iniciação da A∴A∴ e O.T.O.

O Olho de Hoor é um órgão de divulgação deste trabalho thelêmico que vem do colegiado dos eremitas, revelando àquelas runas do conhecimento secreto que está visível apenas àquele que vê.  Os primeiros dez números do Volume I foram publicados entre 2015 e 2018 e.v.  Seguiu-se após o Número  10 um período de silêncio, encerrado em 25 de dezembro de 2024, solstício de verão, a maturação da criança mágica.

 

Eis que a criança mágica retorna após a longa viagem do botezinho de aço e púrpura que atravessa a longa jornada do Rio da Vida e contempla a imagem pálida do Ouro Fino.  

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Olho de Hoor: Zero é uma edição especial de inauguração. Trata-se de uma revisão e ampliação do conteúdo que apareceu em O Olho de Hoor, Vol. I, No. 0. Quando alguém começa a estudar Aleister Crowley, ele ou ela entra em um universo a parte. Thelema e Aleister Crowley não se tratam de um campo de estudo e é muito difícil um indivíduo conseguir capturar sua essência. Como a parábola do homem cego e o elefante, as pessoas reportam apenas aquilo que conseguem perceber. O Olho de Hoor tem o objetivo de transmitir o Sistema Mágico-Iniciático de Aleister Crowley, oferecendo instrução sobre seus ensinamentos práticos e teóricos. O propósito fundamental de O Olho de Hoor é servir de guia seguro àqueles que buscam compreender os ensinamentos de Crowley.

Talvez Crowley seja um dos homens na história sobre o qual mais foram levantadas desconfianças e inverdades, bem como atribuído fatos hilários. Quando Henry Hall, um repórter do New York World Sunday Magazine o apresentou aos leitores, ele escreveu: Alguns dizem que ele é um homem de conquistas reais, outros dizem que ele é um embuste. No entanto, todos concordam que ele é extraordinário. Crowley desafiava convenções sociais, impelia as pessoas a examinarem suas crenças e o porquê delas. Ele confrontava a fé cega com o ceticismo racional. Ao mesmo tempo, ele confrontava o ceticismo com o seu Iluminismo Científico, uma abordagem sistemática da espiritualidade cujo lema é o método da ciência, o objetivo da religião. Este era o lema de sua principal publicação, o The Equinox, a Revista do Iluminismo Científico.

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Os métodos principais de consecução espiritual da A∴A∴ são a magia e o yoga. Esses serão, portanto, os dois temas principais de O Olho de Hoor. Embora o yoga seja amplamente abordado pela Ordem, nos últimos vinte anos tenho notado total displicência por parte da maioria dos Irmãos. Assim, O Olho de Hoor traz uma coluna de estudos profundos acerca do yoga, na intenção de melhorar a qualidade das práticas e o entendimento mais fiel da tradição e seus reais benefícios na jornada espiritual.

Algumas matérias trarão conteúdo prático, tanto de yoga quanto de magia. Os rituais de magia publicados em O Olho de Hoor seguem os códices thelêmicos e foram designados para prática pessoal, mas podem ser adaptados para execução em grupo.

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O tema da presente edição é a Tarefa do Adepto Menor na Santa Ordem A∴A∴. A imagem o Adepto Menor, pitada por Nicolas Furlan Moraes, demonstra o Adepto na jornada para completar sua Tarefa. Na concepção do desenho, os Quatro Mundos de Tiphereth na Árvore da Vida são demonstrados nas quatro imagens dos Seis de Discos, Espadas, Copas e Bastões. Os Quatro Mundos da Qabalah representam o modelo de criação designado pelos qabalístas, que ocorre através de sucessivas emanações do Nada além da esfera de Kether ao estado mais denso da matéria, Malkuth. No entanto, essa sucessão de emanações não acontece em uma Árvore da Vida, mas em quatro Árvores, distintas em sutileza e densidade. Essas quatro Árvores da Vida sucessivas representam cada um dos Quatro Mundos, sendo eles Atziluth (o Mundo das Emanações), Briah (o Mundo da Criação), Yetzirah (o Mundo da Formação) e Assinah (o Mundo da Ação). Considere agora, para uma melhor compreensão, que cada um desses Mundos está relacionado com as letras do Tetragrammaton: Yod-Heh-Vav-Heh. Atziluth é o Mundo da Causação Espiritual, a Verdadeira Vontade. Em Briah, a Verdadeira Vontade ou Emanação do plano anterior toma uma forma abstrata. Em Yetzirah, a Verdadeira Vontade que no plano anterior foi Criada, agora é revestida de ideias e toma forma, embora ainda não fisicamente manifesta. É somente em Assiah que a Verdadeira Vontade formulada em Atziluth se materializa. Essa descrição da manifestação através dos Quatro Mundos pode parecer confusa, pois o único lugar onde a manifestação realmente se materializa é em Malkuth.

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O tema da edição anterior foi a Tarefa do Adepto Menor na A∴A∴. No Sistema de Iniciação da Santa Ordem, o Adepto Menor deve conquistar um importante passo na sua jornada espiritual, que é receber a instrução do daimon pessoal, o Ente Guardião. Aleister Crowley formulou todo o sistema mágico e místico da A∴A∴ para levar o Adepto a essa etapa da iniciação, que ele disse ser o próximo passo na cons-ciência evolutiva do homem. Para essa tarefa sagrada, ele formulou um sistema particular de prática mística e mágica que batizou de Magick.

 

O tema principal da presente edição é, portanto, criar uma ponte entre a A∴A∴ e a O.T.O. Para isso nós comparamos a Tarefa do Adepto Menor da A∴A∴ - que foi completamente estudada na edição anterior – com a Tarefa do Magista na O.T.O., o II° Grau da Ordem. Ambos, Adepto Menor e o Magista do II° O.T.O. se encontram em Tiphereth na Árvore da Vida. A diferença é que eles partiram de lugares distintos. Na A∴A∴ a jornada se inicia em Malkuth, na O.T.O. ela se inicia em Chokmah. Um começa por baixo, o outro por cima.

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A presente edição traz uma avaliação pormenor do trabalho mágico do Neófito 1°=10* da A∴A∴ e uma introdução ao Ofício Mágico da Mulher Escarlate. A essência do trabalho do Neófito que ele ponha de lado toda a complexidade de ideias, conceitos, teorias e, assim, penetre num mundo de pensamento em que a vida é simples e a direção retilínea, em que o certo e o errado estão claramente definidos e no qual as perspectivas que se abrem diante de nós são corretas e inteligíveis.

 

Este volume analisa o Trabalho Mágico do Neófito e o Ofício de Mulher Escarlate.

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Nas edições de O Olho de Hoor, Frater Set-Apehpeh, 246 ∵ compartilhará sua Tese Mágica. Ela trata, em um primeiro momento, dos Caminhos na Árvore da Vida acionados pelo misticismo thelêmico do Sistema da A∴A∴ e O.T.O. Em um segundo momento, a Tese Mágica examinará todo o Sistema de Iniciação da A∴A∴, encontrando falhas e propondo soluções. O Outer College Brasil atualmente propõe muitas atualizações no Sistema de Iniciação proposto pela A∴A∴. O objetivo dessa Tese Mágica é, portanto, apresentar uma revisão e atualização na estrutura da Santa Ordem. O Caminho nós temos, O Livro da Lei. Uma dessas mudanças consiste no trabalho com duas Fórmulas Mágicas: a Fórmula Mágica de Therion e a Fórmula Mágica de Babalon. Para um entendimento melhor dessas duas Fórmulas Mágicas, o leitor terá de compreender o fluxo energético ou a interação entre os três Pilares de nossa Árvore da Vida interior. O Pilar da Mão Direita direciona a corrente de energia para cima, o Pilar da Mão Esquerda dirige o fluxo de energia para baixo. No Pilar Central o fluxo da corrente de energia pode tanto subir quanto descer. Os qabalistas do passado já haviam nos ensinado que seja lá o Pilar que esteja sendo usado, nós devemos trazer a energia de Tiphereth, localizada no centro do Pilar do Meio. Se existe falha na consecução Solar, é difícil erguer nossa estrutura inferior e o resultado é a estagnação. Isso pode ser equiparado ao trabalho no kuṇḍalinī-yoga. Os Pilares das Mãos Esquerda e Direita relacionam-se diretamente a īḍā e piṇgalā-nāḍīs, quer dizer, as correntes negativa e positiva que se intercruzam ao longo do Pilar Central, a suṣumnā-nāḍī. É na coluna central que HAD sobe como a kuṇḍalinī que dorme no mūlādhāra-cakra.

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O tema desta edição é: Misticismo Thelêmico. O Misticismo tem sido uma linguagem universal te todas as tradições idealistas do globo e trata-se da experiência direta com o divino. Isso define o que é o misticismo como objetivo último e como o caminho para alcança-lo. E uma vez que o misticismo é tanto o caminho quanto o objetivo, ele pode ser definido também pelos termos da experiência mística ou divina. E se tratando de uma experiência com o divino, nenhum nome ou rótulo consegue definir ou traduzir o que é essa experiência. Muitos são os nomes utilizados com essa finalidade: iluminação, consciência cósmica, grande obra, travessia do abismo, união dos opostos, samādhi etc.

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Vinte anos atrás eu li pela primeira vez nas palavras de Aleister Crowley (1875-1947) em seu famoso LIVRO QUATRO o seguinte postulado: Meditação: A Consecução do Gênio ou Divindade, considerada como um desenvolvimento do cérebro humano. Eu tenho de me debruçado sobre esse postulado desde então. Na época eu possuía apenas dezoito anos e já me interessava fazia algum tempo por yoga, tradição tântrica, magia etc. Eu acabava de ser admitido como Probacionista da A∴A∴ e meu Superior me deu a seguinte tarefa: digitalizar todo o manuscrito de Marcelo Motta (1931-1987) de sua tradução do LIVRO QUATRO que ele batizou no Brasil como MISTICISMO & MAGIA. O tema deste número é o Yoga de Aleister Crowley.

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Na presente edição nossa matéria de estudo é o Ofício da Mulher Escarlate. Por que escarlate? O termo Mulher Escarlate ou Prostituta da Babilônia é derivado de O LIVRO DAS REVELAÇÕES. A cor escarlate, desde tempos imemoriais, tem sido associada a imortalidade. Esta era a cor da vestimenta cerimonial dos antigos sacerdotes e sacerdotisas fenícias e babi-lônias. Esta é a cor do sacrifício a Deusa Primordial, a cor do sacramento lunar desprovido de karma: O melhor sangue é da lua, mensalmente: em seguida o sangue fresco de uma criança, ou destilando da hoste do céu: em seguida de inimigos; em seguida do sacer-dote ou dos adoradores: finalmente de alguma besta. Escarlate é uma cor vibrante, ¾ vermelho e ¼ laranja. Laranja e vermelho são as cores associadas a Hod e Geburah, ambas no Pilar da Mão Esquerda na Árvore da Vida. Acima de Hod e Geburah, no ápice do Pilar da Mão Esquerda, está Binah, o Grande Mar, associada a Babalon como a Deusa Mãe Primordial. Abaixo de Geburah e Hod está Malkuth, o Reino da Filha, a avātar da Deusa, conhecida como Mulher Escarlate. No Pilar da Mão Esquerda, a vibração ou fluxo é descendente, em direção à materialização. As magistas thelêmicas, no curso da iniciação, se identificam com Babalon e o ofício de Mulher Escar-late. No entanto, Babalon e o Ofício da Mulher Escar-late são pouco compreendidos e, mais tecnicamente, aceitos. O Ofício de Mulher Escarlate exige uma rup-tura total com as programações osirianas-crististas que as mulheres são expostas desde a infância no Ocidente. Assumir o Ofício de Mulher Escarlate e tornar-se Cingida pela Espada começa com uma carnificina interior, onde toneladas de programações culturais judaico-cristãs são retiradas das camadas mais profundas da mente inconsciente.

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O tema da presente edição é O Entusiasmo Energizado de Aleister Crowley e consiste do estudo do Atu XI do Tarot de Thoth, Tesão. Nós nos debruçaremos, portanto, sobre o Caminho de Teth na Árvore da Vida. Este é o primeiro caminho atribuído ao Segundo Grau da O.T.O. Cada um dos Graus da Ordo Templi Orientis, O.T.O., está relacionado a um conjunto de sephiroth e caminhos na Árvore da Vida. O Segundo Grau da O.T.O. envolve os Caminhos de Teth (Tesão), Yod (O Eremita) e Lamed (Justiça). Estes caminhos conectam três sephiroth: Chesed, Geburah e Tiphereth. Nós exploramos bastante os Arcanos de Iniciação do Segundo Grau da O.T.O. em O Olho de Hoor, Vol. I., No.3 e o leitor é indicado a leitura. No estudo dessa edição, continuaremos a jornada pelo Segundo Grau da O.T.O., explorando os Mistérios da Vida Plena, quer dizer, a Vida em acordo com a verdadeira Vontade.

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Estrela & Serpente é um site dedicado a divulgação dos escritos sobre Thelema do ocultista Fernando Liguori.
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